SRAG

Síndrome Gripal (SG)

Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

  • Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
  • Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Indivíduo com SG que apresenta dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Painel dos Vírus Respiratórios

Os dados do painel são exportados diariamente a partir das fichas de notificação digitadas no Sistema de Informação Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) com registro de internação ou óbito. Foram incluídos apenas os registros dos pacientes residentes em Goiás.

As notificações são apresentadas de acordo com a classificação final realizada a partir do diagnóstico laboratorial, sendo:

  • SRAG por COVID 19: caso confirmado para SARS-CoV2
  • SRAG por influenza: quando foi identificado o vírus influenza tipo A (H1N1, H3N2, etc) ou B
  • SRAG por outros vírus respiratórios: caso confirmado para vírus sincicial respiratório, adenovírus, metapneumovírus, parainfluenza 1, 2, 3 e 4 ou rinovírus, etc
  • SRAG por outros agentes etiológicos: quando foi isolado outros patógenos
  • SRAG não especificada: não foi possível identificar o agente etiológico
  • SRAG em investigação: casos que ainda não foram classificados

Fonte

Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registradas no sistema SIVEP Gripe.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://indicadores.saude.go.gov.br/public/srag.html
Última Atualização setembro 19, 2024, 19:11 (UTC)
Criado março 12, 2024, 19:49 (UTC)