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On 17 de julho de 2024 15:37:00 UTC, ckan_admin:
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Updated description of resource Cofinanciamento APS - Carteira de Serviços in Cofinanciamento da Atenção Primária to
Dataset com detalhamento por quadrimestre do indicador 6 - Carteira de serviços, que são serviços considerados essenciais oferecidos na Atenção Primária.
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16 | "notes": "A **Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria** \u00e9 o primeiro | 16 | "notes": "A **Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria** \u00e9 o primeiro | ||
17 | n\u00edvel de contato do cidad\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e | 17 | n\u00edvel de contato do cidad\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e | ||
18 | servi\u00e7os de sa\u00fade e possui financiamento tripartite. Nesse | 18 | servi\u00e7os de sa\u00fade e possui financiamento tripartite. Nesse | ||
19 | sentido, a contrapartida estadual contribui para o fortalecimento e | 19 | sentido, a contrapartida estadual contribui para o fortalecimento e | ||
20 | reorganiza\u00e7\u00e3o da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria no Estado, | 20 | reorganiza\u00e7\u00e3o da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria no Estado, | ||
21 | uma vez que o cofinanciamento suporta o custeio das a\u00e7\u00f5es de | 21 | uma vez que o cofinanciamento suporta o custeio das a\u00e7\u00f5es de | ||
22 | sa\u00fade realizadas pelos munic\u00edpios.\r\n\r\nA | 22 | sa\u00fade realizadas pelos munic\u00edpios.\r\n\r\nA | ||
23 | **Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia (ESF)** favorece a | 23 | **Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia (ESF)** favorece a | ||
24 | reorienta\u00e7\u00e3o do processo de trabalho com maior potencial de | 24 | reorienta\u00e7\u00e3o do processo de trabalho com maior potencial de | ||
25 | aprofundar os princ\u00edpios, diretrizes e fundamentos da | 25 | aprofundar os princ\u00edpios, diretrizes e fundamentos da | ||
26 | aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, de ampliar a resolutividade e impacto | 26 | aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, de ampliar a resolutividade e impacto | ||
27 | na situa\u00e7\u00e3o de sa\u00fade das pessoas e coletividades, seja | 27 | na situa\u00e7\u00e3o de sa\u00fade das pessoas e coletividades, seja | ||
28 | no \u00e2mbito da unidade de sa\u00fade, no domic\u00edlio e | 28 | no \u00e2mbito da unidade de sa\u00fade, no domic\u00edlio e | ||
29 | espa\u00e7os coletivos.\r\n\r\nAs equipes de **Estrat\u00e9gia de | 29 | espa\u00e7os coletivos.\r\n\r\nAs equipes de **Estrat\u00e9gia de | ||
30 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia** s\u00e3o respons\u00e1veis por uma | 30 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia** s\u00e3o respons\u00e1veis por uma | ||
31 | \u00e1rea adscrita, tendo em seu territ\u00f3rio uma | 31 | \u00e1rea adscrita, tendo em seu territ\u00f3rio uma | ||
32 | popula\u00e7\u00e3o de 4.000, 2.750 ou 2.500 pessoas de acordo com a | 32 | popula\u00e7\u00e3o de 4.000, 2.750 ou 2.500 pessoas de acordo com a | ||
33 | tipologia do munic\u00edpio, urbana, intermedi\u00e1ria ou rural, | 33 | tipologia do munic\u00edpio, urbana, intermedi\u00e1ria ou rural, | ||
34 | respectivamente. Essa equipe trabalha na l\u00f3gica do conhecimento | 34 | respectivamente. Essa equipe trabalha na l\u00f3gica do conhecimento | ||
35 | do territ\u00f3rio e reconhecimento dos usu\u00e1rios por meio de | 35 | do territ\u00f3rio e reconhecimento dos usu\u00e1rios por meio de | ||
36 | cadastro territorial, individual e familiar, com forma\u00e7\u00e3o de | 36 | cadastro territorial, individual e familiar, com forma\u00e7\u00e3o de | ||
37 | grupos operativos de gestantes, idosos, hipertensos e diab\u00e9ticos | 37 | grupos operativos de gestantes, idosos, hipertensos e diab\u00e9ticos | ||
38 | no desenvolvimento de atividades de promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e | 38 | no desenvolvimento de atividades de promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e | ||
39 | preven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as e seus agravamentos com | 39 | preven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as e seus agravamentos com | ||
40 | envolvimento de equipe multiprofissional.\r\n\r\nConsiderando a | 40 | envolvimento de equipe multiprofissional.\r\n\r\nConsiderando a | ||
41 | **Portaria de Consolida\u00e7\u00e3o n\u00ba 2, Anexo XXII \u2013 | 41 | **Portaria de Consolida\u00e7\u00e3o n\u00ba 2, Anexo XXII \u2013 | ||
42 | Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria**, que | 42 | Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria**, que | ||
43 | define:\r\n\r\nArt. 9\u00ba Compete \u00e0s secretarias estaduais de | 43 | define:\r\n\r\nArt. 9\u00ba Compete \u00e0s secretarias estaduais de | ||
44 | sa\u00fade e ao Distrito Federal a coordena\u00e7\u00e3o do componente | 44 | sa\u00fade e ao Distrito Federal a coordena\u00e7\u00e3o do componente | ||
45 | estadual e distrital da Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, no \u00e2mbito | 45 | estadual e distrital da Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, no \u00e2mbito | ||
46 | de seus limites territoriais e de acordo com as pol\u00edticas, | 46 | de seus limites territoriais e de acordo com as pol\u00edticas, | ||
47 | diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos | 47 | diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos | ||
48 | estados e do Distrito Federal:\r\n\r\n[...]\r\n\r\nII- destinar | 48 | estados e do Distrito Federal:\r\n\r\n[...]\r\n\r\nII- destinar | ||
49 | recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da | 49 | recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da | ||
50 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, de modo regular e autom\u00e1tico, | 50 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, de modo regular e autom\u00e1tico, | ||
51 | prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e | 51 | prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e | ||
52 | investimento das a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os.\r\n\r\nO novo modelo | 52 | investimento das a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os.\r\n\r\nO novo modelo | ||
53 | de incentivo financeiro de custeio para cofinanciamento da | 53 | de incentivo financeiro de custeio para cofinanciamento da | ||
54 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em Goi\u00e1s, | 54 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em Goi\u00e1s, | ||
55 | est\u00e1 baseado em pagamento por desempenho, com foco no processo de | 55 | est\u00e1 baseado em pagamento por desempenho, com foco no processo de | ||
56 | trabalho para o fortalecimento e amplia\u00e7\u00e3o do acesso da | 56 | trabalho para o fortalecimento e amplia\u00e7\u00e3o do acesso da | ||
57 | popula\u00e7\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os de | 57 | popula\u00e7\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os de | ||
58 | sa\u00fade, e promovendo o redirecionamento em rela\u00e7\u00e3o ao | 58 | sa\u00fade, e promovendo o redirecionamento em rela\u00e7\u00e3o ao | ||
59 | verdadeiro papel da APS nos sistemas de sa\u00fade.\r\n\r\nO | 59 | verdadeiro papel da APS nos sistemas de sa\u00fade.\r\n\r\nO | ||
60 | financiamento estadual de custeio da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria | 60 | financiamento estadual de custeio da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria | ||
61 | \u00e0 Sa\u00fade (APS) ser\u00e1 constitu\u00eddo por:\r\n\r\nI | 61 | \u00e0 Sa\u00fade (APS) ser\u00e1 constitu\u00eddo por:\r\n\r\nI | ||
62 | \u2013 Bloco de Expans\u00e3o e Manuten\u00e7\u00e3o;\r\n\r\nII \u2013 | 62 | \u2013 Bloco de Expans\u00e3o e Manuten\u00e7\u00e3o;\r\n\r\nII \u2013 | ||
63 | Bloco de Processos e Resultados.\r\n\r\nDo Bloco de Expans\u00e3o e | 63 | Bloco de Processos e Resultados.\r\n\r\nDo Bloco de Expans\u00e3o e | ||
64 | Manuten\u00e7\u00e3o - representa 60% do recurso - Incentivo para | 64 | Manuten\u00e7\u00e3o - representa 60% do recurso - Incentivo para | ||
65 | manuten\u00e7\u00e3o e credenciamento de novas equipes de | 65 | manuten\u00e7\u00e3o e credenciamento de novas equipes de | ||
66 | Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia. Apresenta como fonte de | 66 | Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia. Apresenta como fonte de | ||
67 | pesquisa o relat\u00f3rio p\u00fablico gerado pelo Departamento de | 67 | pesquisa o relat\u00f3rio p\u00fablico gerado pelo Departamento de | ||
68 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia/Secretaria de Aten\u00e7\u00e3o | 68 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia/Secretaria de Aten\u00e7\u00e3o | ||
69 | Prim\u00e1ria/Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e divulgado no site | 69 | Prim\u00e1ria/Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e divulgado no site | ||
70 | eGestorab \u2013 Informa\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o da | 70 | eGestorab \u2013 Informa\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o da | ||
71 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, Hist\u00f3rico de Cobertura.\r\n\r\nA | 71 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, Hist\u00f3rico de Cobertura.\r\n\r\nA | ||
72 | partir de janeiro/2021, o MS modificou a metodologia de c\u00e1lculo | 72 | partir de janeiro/2021, o MS modificou a metodologia de c\u00e1lculo | ||
73 | da cobertura da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, orientado, hoje, pelo | 73 | da cobertura da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, orientado, hoje, pelo | ||
74 | n\u00famero de cadastros dividido pela popula\u00e7\u00e3o estimativa | 74 | n\u00famero de cadastros dividido pela popula\u00e7\u00e3o estimativa | ||
75 | IBGE. Para o c\u00e1lculo do quadrimestre do repasse da contrapartida | 75 | IBGE. Para o c\u00e1lculo do quadrimestre do repasse da contrapartida | ||
76 | estadual, ser\u00e1 utilizada a compet\u00eancia do quadrimestre em | 76 | estadual, ser\u00e1 utilizada a compet\u00eancia do quadrimestre em | ||
77 | que o munic\u00edpio obteve maior alcance da cobertura da | 77 | que o munic\u00edpio obteve maior alcance da cobertura da | ||
78 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica.", | 78 | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica.", | ||
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84 | "description": "A Secretaria de Estado da Sa\u00fade (SES-GO) | 84 | "description": "A Secretaria de Estado da Sa\u00fade (SES-GO) | ||
85 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | 85 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | ||
86 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | 86 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | ||
87 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | 87 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | ||
88 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | 88 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | ||
89 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | 89 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | ||
90 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | 90 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | ||
91 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | 91 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | ||
92 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | 92 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | ||
93 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | 93 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | ||
94 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | 94 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | ||
95 | Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de | 95 | Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de | ||
96 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | 96 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | ||
97 | sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de | 97 | sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de | ||
98 | laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a | 98 | laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a | ||
99 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | 99 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | ||
100 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | 100 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | ||
101 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | 101 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | ||
102 | servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da sa\u00fade.\r\n\r\n(DECRETO | 102 | servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da sa\u00fade.\r\n\r\n(DECRETO | ||
103 | N\u00ba 9.595, DE 21 DE JANEIRO DE 2020)\r\n\r\nMISS\u00c3O: Liderar a | 103 | N\u00ba 9.595, DE 21 DE JANEIRO DE 2020)\r\n\r\nMISS\u00c3O: Liderar a | ||
104 | Pol\u00edtica Estadual de Sa\u00fade com \u00eanfase na | 104 | Pol\u00edtica Estadual de Sa\u00fade com \u00eanfase na | ||
105 | Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo maior satisfa\u00e7\u00e3o e | 105 | Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo maior satisfa\u00e7\u00e3o e | ||
106 | melhoria da sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o no Estado de | 106 | melhoria da sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o no Estado de | ||
107 | Goi\u00e1s.\r\nVIS\u00c3O: Ser refer\u00eancia na | 107 | Goi\u00e1s.\r\nVIS\u00c3O: Ser refer\u00eancia na | ||
108 | regionaliza\u00e7\u00e3o, na regula\u00e7\u00e3o do acesso e na | 108 | regionaliza\u00e7\u00e3o, na regula\u00e7\u00e3o do acesso e na | ||
109 | efici\u00eancia operacional e financeira em sa\u00fade at\u00e9 | 109 | efici\u00eancia operacional e financeira em sa\u00fade at\u00e9 | ||
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