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On 1 de setembro de 2024 00:09:07 UTC, ckan_admin:
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17 | Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os | 17 | Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os | ||
18 | pulm\u00f5es, embora possa acometer outros \u00f3rg\u00e3os e | 18 | pulm\u00f5es, embora possa acometer outros \u00f3rg\u00e3os e | ||
19 | sistemas, \u00e9 uma doen\u00e7a de transmiss\u00e3o a\u00e9rea: | 19 | sistemas, \u00e9 uma doen\u00e7a de transmiss\u00e3o a\u00e9rea: | ||
20 | Ocorre a partir da inala\u00e7\u00e3o de aeros\u00f3is oriundos das | 20 | Ocorre a partir da inala\u00e7\u00e3o de aeros\u00f3is oriundos das | ||
21 | vias a\u00e9reas, explelido pela tosse, pelo espirro ou pela fala de | 21 | vias a\u00e9reas, explelido pela tosse, pelo espirro ou pela fala de | ||
22 | pessoas com TB pulmonar ou lar\u00edngea. Somente pessoas com essas | 22 | pessoas com TB pulmonar ou lar\u00edngea. Somente pessoas com essas | ||
23 | formas de TB ativa transmitem a doen\u00e7a. A forma pulmonar, | 23 | formas de TB ativa transmitem a doen\u00e7a. A forma pulmonar, | ||
24 | al\u00e9m de mais frequente, \u00e9 tamb\u00e9m a mais relevante para | 24 | al\u00e9m de mais frequente, \u00e9 tamb\u00e9m a mais relevante para | ||
25 | a sa\u00fade p\u00fablica, pois \u00e9 a principal respons\u00e1vel | 25 | a sa\u00fade p\u00fablica, pois \u00e9 a principal respons\u00e1vel | ||
26 | pela manuten\u00e7\u00e3o da cadeia de transmiss\u00e3o da | 26 | pela manuten\u00e7\u00e3o da cadeia de transmiss\u00e3o da | ||
27 | doen\u00e7a.\r\n\r\n### DEFINI\u00c7\u00c3O DE CASOS DE TUBERCULOSE | 27 | doen\u00e7a.\r\n\r\n### DEFINI\u00c7\u00c3O DE CASOS DE TUBERCULOSE | ||
28 | PULMONAR\r\n\r\nO caso de TB pode ser confirmado pelos crit\u00e9rios | 28 | PULMONAR\r\n\r\nO caso de TB pode ser confirmado pelos crit\u00e9rios | ||
29 | a seguir:\r\n\r\n * Crit\u00e9rio laboratorial: todo caso que, | 29 | a seguir:\r\n\r\n * Crit\u00e9rio laboratorial: todo caso que, | ||
30 | independente da forma clinica, apresenta pelo menos uma forma positiva | 30 | independente da forma clinica, apresenta pelo menos uma forma positiva | ||
31 | de baciloscopia, de TRM-TB ou de cultura para TB.\r\n\r\n * | 31 | de baciloscopia, de TRM-TB ou de cultura para TB.\r\n\r\n * | ||
32 | Crit\u00e9rio clinico: todo caso suspeito que n\u00e3o atendeu o | 32 | Crit\u00e9rio clinico: todo caso suspeito que n\u00e3o atendeu o | ||
33 | crit\u00e9rio de confirma\u00e7\u00e3o laboratorial, mas apresentou | 33 | crit\u00e9rio de confirma\u00e7\u00e3o laboratorial, mas apresentou | ||
34 | resultados de exames de imagem ou histol\u00f3gicos sugestivos para | 34 | resultados de exames de imagem ou histol\u00f3gicos sugestivos para | ||
35 | TB. A confirma\u00e7\u00e3o de casos de TB pelo crit\u00e9rio | 35 | TB. A confirma\u00e7\u00e3o de casos de TB pelo crit\u00e9rio | ||
36 | cl\u00ednico, sem a oferta de exames para o diagn\u00f3stico | 36 | cl\u00ednico, sem a oferta de exames para o diagn\u00f3stico | ||
37 | laboratorial, representa falha na oferta de servi\u00e7os de | 37 | laboratorial, representa falha na oferta de servi\u00e7os de | ||
38 | sa\u00fade j\u00e1 incorporados no SUS.\r\n\r\n### CASO NOVO DE | 38 | sa\u00fade j\u00e1 incorporados no SUS.\r\n\r\n### CASO NOVO DE | ||
39 | TUBERCULOSE PULMONAR\r\n\r\nO caso de TB ativa que nunca utilizou | 39 | TUBERCULOSE PULMONAR\r\n\r\nO caso de TB ativa que nunca utilizou | ||
40 | medicamentos para o tratamento da TB ou que os utilizou por menos de | 40 | medicamentos para o tratamento da TB ou que os utilizou por menos de | ||
41 | 30 dias. Deve-se verificar, junto \u00e0 pessoa com TB e seus | 41 | 30 dias. Deve-se verificar, junto \u00e0 pessoa com TB e seus | ||
42 | familiares, se n\u00e3o houve tratamento pr\u00e9vio para TB por 30 | 42 | familiares, se n\u00e3o houve tratamento pr\u00e9vio para TB por 30 | ||
43 | dias ou mais. Notifica-se apenas o caso confirmado de TB | 43 | dias ou mais. Notifica-se apenas o caso confirmado de TB | ||
44 | (crit\u00e9rio laboratorial ou cl\u00ednico) em ficha nacional | 44 | (crit\u00e9rio laboratorial ou cl\u00ednico) em ficha nacional | ||
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52 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | 52 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | ||
53 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | 53 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | ||
54 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | 54 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | ||
55 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | 55 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | ||
56 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | 56 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | ||
57 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | 57 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | ||
58 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | 58 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | ||
59 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | 59 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | ||
60 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | 60 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | ||
61 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | 61 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | ||
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63 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | 63 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | ||
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66 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | 66 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | ||
67 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | 67 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | ||
68 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | 68 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | ||
69 | servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da | 69 | servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da | ||
70 | sa\u00fade.\r\n\r\n**MISS\u00c3O**: Liderar a Pol\u00edtica Estadual | 70 | sa\u00fade.\r\n\r\n**MISS\u00c3O**: Liderar a Pol\u00edtica Estadual | ||
71 | de Sa\u00fade com \u00eanfase na Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo | 71 | de Sa\u00fade com \u00eanfase na Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo | ||
72 | maior satisfa\u00e7\u00e3o e melhoria da sa\u00fade da | 72 | maior satisfa\u00e7\u00e3o e melhoria da sa\u00fade da | ||
73 | popula\u00e7\u00e3o no Estado de Goi\u00e1s.\r\n**VIS\u00c3O**: Ser | 73 | popula\u00e7\u00e3o no Estado de Goi\u00e1s.\r\n**VIS\u00c3O**: Ser | ||
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