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| "notes": "A **Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria** \u00e9 o primeiro | | "notes": "A **Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria** \u00e9 o primeiro |
| n\u00edvel de contato do cidad\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e | | n\u00edvel de contato do cidad\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e |
| servi\u00e7os de sa\u00fade e possui financiamento tripartite. Nesse | | servi\u00e7os de sa\u00fade e possui financiamento tripartite. Nesse |
| sentido, a contrapartida estadual contribui para o fortalecimento e | | sentido, a contrapartida estadual contribui para o fortalecimento e |
| reorganiza\u00e7\u00e3o da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria no Estado, | | reorganiza\u00e7\u00e3o da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria no Estado, |
| uma vez que o cofinanciamento suporta o custeio das a\u00e7\u00f5es de | | uma vez que o cofinanciamento suporta o custeio das a\u00e7\u00f5es de |
| sa\u00fade realizadas pelos munic\u00edpios.\r\n\r\nA | | sa\u00fade realizadas pelos munic\u00edpios.\r\n\r\nA |
| **Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia (ESF)** favorece a | | **Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia (ESF)** favorece a |
| reorienta\u00e7\u00e3o do processo de trabalho com maior potencial de | | reorienta\u00e7\u00e3o do processo de trabalho com maior potencial de |
| aprofundar os princ\u00edpios, diretrizes e fundamentos da | | aprofundar os princ\u00edpios, diretrizes e fundamentos da |
| aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, de ampliar a resolutividade e impacto | | aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, de ampliar a resolutividade e impacto |
| na situa\u00e7\u00e3o de sa\u00fade das pessoas e coletividades, seja | | na situa\u00e7\u00e3o de sa\u00fade das pessoas e coletividades, seja |
| no \u00e2mbito da unidade de sa\u00fade, no domic\u00edlio e | | no \u00e2mbito da unidade de sa\u00fade, no domic\u00edlio e |
t | espa\u00e7os coletivos.", | t | espa\u00e7os coletivos.\r\n\r\nAs equipes de **Estrat\u00e9gia de |
| | | Sa\u00fade da Fam\u00edlia** s\u00e3o respons\u00e1veis por uma |
| | | \u00e1rea adscrita, tendo em seu territ\u00f3rio uma |
| | | popula\u00e7\u00e3o de 4.000, 2.750 ou 2.500 pessoas de acordo com a |
| | | tipologia do munic\u00edpio, urbana, intermedi\u00e1ria ou rural, |
| | | respectivamente. Essa equipe trabalha na l\u00f3gica do conhecimento |
| | | do territ\u00f3rio e reconhecimento dos usu\u00e1rios por meio de |
| | | cadastro territorial, individual e familiar, com forma\u00e7\u00e3o de |
| | | grupos operativos de gestantes, idosos, hipertensos e diab\u00e9ticos |
| | | no desenvolvimento de atividades de promo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e |
| | | preven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as e seus agravamentos com |
| | | envolvimento de equipe multiprofissional.\r\n\r\nConsiderando a |
| | | **Portaria de Consolida\u00e7\u00e3o n\u00ba 2, Anexo XXII \u2013 |
| | | Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria**, que |
| | | define:\r\n\r\nArt. 9\u00ba Compete \u00e0s secretarias estaduais de |
| | | sa\u00fade e ao Distrito Federal a coordena\u00e7\u00e3o do componente |
| | | estadual e distrital da Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, no \u00e2mbito |
| | | de seus limites territoriais e de acordo com as pol\u00edticas, |
| | | diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidades dos |
| | | estados e do Distrito Federal:\r\n\r\n[...]\r\n\r\nII- destinar |
| | | recursos estaduais para compor o financiamento tripartite da |
| | | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, de modo regular e autom\u00e1tico, |
| | | prevendo, entre outras formas, o repasse fundo a fundo para custeio e |
| | | investimento das a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os.\r\n\r\nO novo modelo |
| | | de incentivo financeiro de custeio para cofinanciamento da |
| | | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em Goi\u00e1s, |
| | | est\u00e1 baseado em pagamento por desempenho, com foco no processo de |
| | | trabalho para o fortalecimento e amplia\u00e7\u00e3o do acesso da |
| | | popula\u00e7\u00e3o \u00e0s a\u00e7\u00f5es e servi\u00e7os de |
| | | sa\u00fade, e promovendo o redirecionamento em rela\u00e7\u00e3o ao |
| | | verdadeiro papel da APS nos sistemas de sa\u00fade.\r\n\r\nO |
| | | financiamento estadual de custeio da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria |
| | | \u00e0 Sa\u00fade (APS) ser\u00e1 constitu\u00eddo por:\r\n\r\nI |
| | | \u2013 Bloco de Expans\u00e3o e Manuten\u00e7\u00e3o;\r\n\r\nII \u2013 |
| | | Bloco de Processos e Resultados.\r\n\r\nDo Bloco de Expans\u00e3o e |
| | | Manuten\u00e7\u00e3o - representa 60% do recurso - Incentivo para |
| | | manuten\u00e7\u00e3o e credenciamento de novas equipes de |
| | | Estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia. Apresenta como fonte de |
| | | pesquisa o relat\u00f3rio p\u00fablico gerado pelo Departamento de |
| | | Sa\u00fade da Fam\u00edlia/Secretaria de Aten\u00e7\u00e3o |
| | | Prim\u00e1ria/Minist\u00e9rio da Sa\u00fade e divulgado no site |
| | | eGestorab \u2013 Informa\u00e7\u00e3o e Gest\u00e3o da |
| | | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, Hist\u00f3rico de Cobertura.\r\n\r\nA |
| | | partir de janeiro/2021, o MS modificou a metodologia de c\u00e1lculo |
| | | da cobertura da Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria, orientado, hoje, pelo |
| | | n\u00famero de cadastros dividido pela popula\u00e7\u00e3o estimativa |
| | | IBGE. Para o c\u00e1lculo do quadrimestre do repasse da contrapartida |
| | | estadual, ser\u00e1 utilizada a compet\u00eancia do quadrimestre em |
| | | que o munic\u00edpio obteve maior alcance da cobertura da |
| | | Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica.", |
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| \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder |
| Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de |
| novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete |
| \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a |
| formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual |
| de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de |
| pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de |
| sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e |
| medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a |
| fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no |
| Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de | | Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de |
| vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em |
| sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de | | sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de |
| laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a | | laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a |
| promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o |
| profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, |
| \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o |
| servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da sa\u00fade.\r\n\r\n(DECRETO | | servi\u00e7o p\u00fablico na \u00e1rea da sa\u00fade.\r\n\r\n(DECRETO |
| N\u00ba 9.595, DE 21 DE JANEIRO DE 2020)\r\n\r\nMISS\u00c3O: Liderar a | | N\u00ba 9.595, DE 21 DE JANEIRO DE 2020)\r\n\r\nMISS\u00c3O: Liderar a |
| Pol\u00edtica Estadual de Sa\u00fade com \u00eanfase na | | Pol\u00edtica Estadual de Sa\u00fade com \u00eanfase na |
| Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo maior satisfa\u00e7\u00e3o e | | Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo maior satisfa\u00e7\u00e3o e |
| melhoria da sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o no Estado de | | melhoria da sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o no Estado de |
| Goi\u00e1s.\r\nVIS\u00c3O: Ser refer\u00eancia na | | Goi\u00e1s.\r\nVIS\u00c3O: Ser refer\u00eancia na |
| regionaliza\u00e7\u00e3o, na regula\u00e7\u00e3o do acesso e na | | regionaliza\u00e7\u00e3o, na regula\u00e7\u00e3o do acesso e na |
| efici\u00eancia operacional e financeira em sa\u00fade at\u00e9 | | efici\u00eancia operacional e financeira em sa\u00fade at\u00e9 |
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