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On 5 de novembro de 2024 05:13:04 UTC, ckan_admin:
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9 | Transmiss\u00edveis (IST) s\u00e3o causadas por v\u00edrus, | 9 | Transmiss\u00edveis (IST) s\u00e3o causadas por v\u00edrus, | ||
10 | bact\u00e9rias ou outros microrganismos. Elas s\u00e3o transmitidas, | 10 | bact\u00e9rias ou outros microrganismos. Elas s\u00e3o transmitidas, | ||
11 | principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o | 11 | principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o | ||
12 | uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja | 12 | uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja | ||
13 | infectada. A transmiss\u00e3o de uma IST pode acontecer, ainda, da | 13 | infectada. A transmiss\u00e3o de uma IST pode acontecer, ainda, da | ||
14 | m\u00e3e para a crian\u00e7a durante a gesta\u00e7\u00e3o, o parto ou | 14 | m\u00e3e para a crian\u00e7a durante a gesta\u00e7\u00e3o, o parto ou | ||
15 | a amamenta\u00e7\u00e3o. De maneira menos comum, as IST tamb\u00e9m | 15 | a amamenta\u00e7\u00e3o. De maneira menos comum, as IST tamb\u00e9m | ||
16 | podem ser transmitidas por meio n\u00e3o sexual, pelo contato de | 16 | podem ser transmitidas por meio n\u00e3o sexual, pelo contato de | ||
17 | mucosas ou pele n\u00e3o \u00edntegra com secre\u00e7\u00f5es | 17 | mucosas ou pele n\u00e3o \u00edntegra com secre\u00e7\u00f5es | ||
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36 | "notes": "Os dados sobre Infec\u00e7\u00f5es Sexualmente | 36 | "notes": "Os dados sobre Infec\u00e7\u00f5es Sexualmente | ||
37 | Transmiss\u00edveis (IST), especialmente o HIV, s\u00e3o de vital | 37 | Transmiss\u00edveis (IST), especialmente o HIV, s\u00e3o de vital | ||
38 | import\u00e2ncia para a sa\u00fade p\u00fablica. Eles fornecem | 38 | import\u00e2ncia para a sa\u00fade p\u00fablica. Eles fornecem | ||
39 | insights essenciais que ajudam a entender a dissemina\u00e7\u00e3o | 39 | insights essenciais que ajudam a entender a dissemina\u00e7\u00e3o | ||
40 | dessas doen\u00e7as, identificar popula\u00e7\u00f5es de risco e | 40 | dessas doen\u00e7as, identificar popula\u00e7\u00f5es de risco e | ||
41 | avaliar a efic\u00e1cia das estrat\u00e9gias de preven\u00e7\u00e3o e | 41 | avaliar a efic\u00e1cia das estrat\u00e9gias de preven\u00e7\u00e3o e | ||
42 | tratamento.\r\n\r\nA coleta e an\u00e1lise de dados precisos sobre IST | 42 | tratamento.\r\n\r\nA coleta e an\u00e1lise de dados precisos sobre IST | ||
43 | e HIV permitem aos profissionais de sa\u00fade p\u00fablica detectar | 43 | e HIV permitem aos profissionais de sa\u00fade p\u00fablica detectar | ||
44 | surtos, monitorar tend\u00eancias ao longo do tempo e responder de | 44 | surtos, monitorar tend\u00eancias ao longo do tempo e responder de | ||
45 | maneira r\u00e1pida e eficaz a emerg\u00eancias de sa\u00fade. | 45 | maneira r\u00e1pida e eficaz a emerg\u00eancias de sa\u00fade. | ||
46 | Al\u00e9m disso, esses dados s\u00e3o fundamentais para a | 46 | Al\u00e9m disso, esses dados s\u00e3o fundamentais para a | ||
47 | aloca\u00e7\u00e3o de recursos, desenvolvimento de campanhas | 47 | aloca\u00e7\u00e3o de recursos, desenvolvimento de campanhas | ||
48 | educativas e formula\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas baseadas em | 48 | educativas e formula\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas baseadas em | ||
49 | evid\u00eancias.\r\n\r\nPara os pesquisadores, os dados s\u00e3o uma | 49 | evid\u00eancias.\r\n\r\nPara os pesquisadores, os dados s\u00e3o uma | ||
50 | fonte crucial de informa\u00e7\u00e3o para estudos | 50 | fonte crucial de informa\u00e7\u00e3o para estudos | ||
51 | epidemiol\u00f3gicos que visam descobrir novos m\u00e9todos de | 51 | epidemiol\u00f3gicos que visam descobrir novos m\u00e9todos de | ||
52 | preven\u00e7\u00e3o e tratamento. Para os formuladores de | 52 | preven\u00e7\u00e3o e tratamento. Para os formuladores de | ||
53 | pol\u00edticas, esses dados ajudam a moldar programas de sa\u00fade | 53 | pol\u00edticas, esses dados ajudam a moldar programas de sa\u00fade | ||
54 | p\u00fablica que melhor atendam \u00e0s necessidades das | 54 | p\u00fablica que melhor atendam \u00e0s necessidades das | ||
55 | popula\u00e7\u00f5es afetadas.\r\n\r\nEm resumo, os dados sobre IST - | 55 | popula\u00e7\u00f5es afetadas.\r\n\r\nEm resumo, os dados sobre IST - | ||
56 | HIV s\u00e3o indispens\u00e1veis para a constru\u00e7\u00e3o de um | 56 | HIV s\u00e3o indispens\u00e1veis para a constru\u00e7\u00e3o de um | ||
57 | sistema de sa\u00fade mais eficiente e para a redu\u00e7\u00e3o da | 57 | sistema de sa\u00fade mais eficiente e para a redu\u00e7\u00e3o da | ||
58 | transmiss\u00e3o dessas infec\u00e7\u00f5es, contribuindo assim para a | 58 | transmiss\u00e3o dessas infec\u00e7\u00f5es, contribuindo assim para a | ||
59 | melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das popula\u00e7\u00f5es | 59 | melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das popula\u00e7\u00f5es | ||
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67 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | 67 | \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o da administra\u00e7\u00e3o direta do Poder | ||
68 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | 68 | Executivo do Estado de Goi\u00e1s, criado pela Lei no 3.999, de 14 de | ||
69 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | 69 | novembro de 1961, item 2, inciso I, art. 6\u00ba.\r\n\r\nCompete | ||
70 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | 70 | \u00e0 Secretaria de Estado da Sa\u00fade:\r\n\r\nI \u2013 a | ||
71 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | 71 | formula\u00e7\u00e3o e a execu\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica estadual | ||
72 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | 72 | de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nII \u2013 o exerc\u00edcio do poder de | ||
73 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | 73 | pol\u00edcia sobre as atividades relacionadas com servi\u00e7os de | ||
74 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | 74 | sa\u00fade, produ\u00e7\u00e3o de alimentos, drogas e | ||
75 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | 75 | medicamentos;\r\nIII \u2013 a gest\u00e3o, a coordena\u00e7\u00e3o e a | ||
76 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | 76 | fiscaliza\u00e7\u00e3o do Sistema \u00danico de Sa\u00fade no | ||
77 | Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de | 77 | Estado;\r\nIV \u2013 a administra\u00e7\u00e3o dos sistemas de | ||
78 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | 78 | vigil\u00e2ncia epidemiol\u00f3gica, sanit\u00e1ria, ambiental em | ||
79 | sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de | 79 | sa\u00fade, de sa\u00fade do trabalhador e da rede estadual de | ||
80 | laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a | 80 | laborat\u00f3rios de sa\u00fade p\u00fablica;\r\nV \u2013 a | ||
81 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | 81 | promo\u00e7\u00e3o da pesquisa cient\u00edfica e da educa\u00e7\u00e3o | ||
82 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | 82 | profissional e tecnol\u00f3gica, visando \u00e0 forma\u00e7\u00e3o, | ||
83 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | 83 | \u00e0 capacita\u00e7\u00e3o e \u00e0 qualifica\u00e7\u00e3o para o | ||
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85 | sa\u00fade.\r\n\r\n**MISS\u00c3O**: Liderar a Pol\u00edtica Estadual | 85 | sa\u00fade.\r\n\r\n**MISS\u00c3O**: Liderar a Pol\u00edtica Estadual | ||
86 | de Sa\u00fade com \u00eanfase na Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo | 86 | de Sa\u00fade com \u00eanfase na Regionaliza\u00e7\u00e3o, promovendo | ||
87 | maior satisfa\u00e7\u00e3o e melhoria da sa\u00fade da | 87 | maior satisfa\u00e7\u00e3o e melhoria da sa\u00fade da | ||
88 | popula\u00e7\u00e3o no Estado de Goi\u00e1s.\r\n**VIS\u00c3O**: Ser | 88 | popula\u00e7\u00e3o no Estado de Goi\u00e1s.\r\n**VIS\u00c3O**: Ser | ||
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